Como usar um DNS alternativo

Dear visitor, welcome to the Grand Fantasia Forum.

To use all the features of this page, please create an account or login.

• OKp3LDa.png

Olá pessoal, nesse guia eu vou informar como modificar o seu DNS e colocar um DNS diferente (como o do google). Recentemente tivemos muitos relatos de problemas de conexão com o nosso querido GF, então eu estou criando esse guia na esperança de que este procedimento descrito abaixo seja útil à comunidade, permitindo que o acesso ao jogo seja para todos, sem problemas de conexão. ;)

Vale lembrar que configurar isso não é apenas para o jogo, mas sim para TODA conexão que seu pc faz. Caso após o procedimento você sinta queda na performance de conexão ou até mesmo a indisponibilidade do serviço, reverta as configurações completamente ou mude o endereço DNS escolhido.

Mas o que é DNS?

DNS (do inglês Domain Name System ou Sistema de nomes de domínio) é um servidor que "traduz" o endereço buscado em um IP por exemplo http://grandfantasia.aeriagames.com em 192.168.0.1 (IP fictício), que é a linguagem que o computador entende. Quando um servidor DNS cai, o seu computador não tem acesso à ele e fica sem saber as coordenadas de onde ir, causando instabilidade e muitas vezes, indisponibilidade do serviço.

Como que mudando meu DNS pode ajudar?

O padrão do DNS é usar o DNS que a sua operadora (ISP - Internet Service Provider) provê (EX: Oi, NET, Vivo...), portanto, caso o seu DNS padrão esteja dando problema, você pode tentar a sorte com um DNS diferente, mais estável ou simplesmente diferente. Outra coisa que vale ressaltar é que o uso de DNS alternativo pode dificultar para as empresas construírem perfis de usuário, já que as operadoras têm acesso ao que você busca e acessa, pois todos os dados passam nas mãos deles (essa é pros neuróticos por privacidade).

Como eu mudo meu DNS?

Aqui irei subdividir em duas partes: Windows 7 e windows 10 (os outros sistemas não, obg... Win xp n tem mais suporte, Win 8 é parecido com o 10).

Antes de mais nada, esta é a tabela com alguns DNS conhecidos e quem provê.

IP Dono
    1.1.1.1 CloudFlare DNS
    208.67.220.220
    208.67.222.222
    OpenDNS
    8.8.8.8
    8.8.4.4
    GoogleDNS
    84.200.69.80
    84.200.70.40
    DNS.Watch
    64.6.64.6
    64.6.65.6
    VeriSign Public DNS

Windows 10:

A versão do meu windows é ligeiramente diferente da padrão, portanto algumas coisas podem estar em lugares diferentes ou com ícones diferentes, porém é só buscar um pouco que n é quase nada diferente.

Abra as configurações:

Selecione "Rede e Internet":

Clique em "Central de Rede e Compartilhamento":

Clique agora no adaptador wifi (ou cabeado se vc usar cabeada):

Agora em "Propriedades":

Role o painel no meio da janela e clique na opção "Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)" e a seguir clique em propriedades:

Marque a opção "Usar os seguintes endereços de servidor DNS:":

Nas caixinhas de baixo, coloque o DNS desejado em preferencial, e caso queira, um opcional no alternativo.

Dê ok e pode fechar as janelas.

Para as configurações serem aplicadas é necessário fazer um "flush do DNS".

Abra o prompt de comando como administrador (aperte windows depois digite cmd e clique com botão direito e executar como admin) digite o seguinte comando:

Code
    1. ipconfig /flushdns

Ou reinicie seu pc.

Windows 7:

Eu não uso windows 7, então tive que pegar um tutorial na net e traduzir.

Clique no menu iniciar e selecione painel de controle:

Clique em Central de Redes e Compartilhamento:

Clique na sua conexão primária ou Conexão Local que se encontram na parte de redes ativas:

Clique em propriedades:

Clique em Protocolo de Internet Versão 4 (TCP/IPv4) e após em propriedades:

Selecione a opção "Usar os seguintes endereços de servidor DNS:" :

Coloque nas caixinhas os endereços IPs escolhidos (a imagem acima sugere esses, mas a escolha é livre). Dê ok e pode fechar as janelas.

Para as configurações serem aplicadas é necessário fazer um "flush do DNS".

Abra o prompt de comando como administrador (aperte windows depois digite cmd e clique com botão direito e executar como admin) digite o seguinte comando:

Code
    1. ipconfig /flushdns

Ou reinicie seu PC.

Fontes:

https://www.cnet.com/how-to/ho…ange-dns-windows-mac-osx/

https://support.opendns.com/hc…7-Windows-7-Configuration