[Guia] Feiticeiro & Arquimago

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    Olá galera! Este é o tutorial sobre a classe Feiticeiro / Arquimago, falarei sobre equipamentos, skills, combos, atributos e etc. Enfim, tudo o que é importante para o seu personagem se tornar cada vez mais forte. Mas lembrando que cada player, joga da forma que achar melhor. Portanto se achar alguma informação que ajude e ache interessante, por favor, fique à vontade de compartilhar comentando no tópico ou envie mensagem privada para ser inserido no guia.


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    Qual é melhor, Necromante ou Feiticeiro?

    Necromante: possui muitos debuffs, podem invocar criaturas e soltar skill de magia com dano das trevas.

    Feiticeiro: é uma classe elemental, ou seja, dependendo da skill além de causar dano mágico, também causa dano elemental (gelo, relâmpago e fogo).


    Que Sprite devo escolher quando criar o Feiticeiro?

    Com certeza cajado, pois sempre vai utilizar.


    Quais atributos devo focar para essa classe?

    Vou colocar na ordem considerada mais importante para melhorar o status do personagem, independente do level:

    INT: Aumenta o ataque mágico e taxa crítica mágica.

    VIT: Aumenta o HP e defesa física.

    VON: Aumenta o MP e defesa mágica.

    Observação: Nunca treine outros atributos, pois são desnecessários, já que STR (aumenta o ataque físico e chance de bloqueio com escudo) e AGI (Aumenta o ataque à distância, taxa crítica física e evasão) nunca são utilizados por nenhum momento desde o level baixo até o mais alto.


    Como se portar em Dungeons?

    Então, essa classe é muito convidada só para ficar na porta por causa do seu buff de queimadura, pois ajuda muito. Mas não é uma classe muito agradável para solar, já que sempre tem que ficar matando os mobs (dependendo do lvl em que se encontra), então não se torna tão rápido quanto um Sicário Sombrio, por exemplo. Porém, é excelente devido a variedade de skills de ataque em área. E também para sair da DG rapidamente com o teleporte, só não esqueçaa de marcar o local antes (entrando e saindo do local), senão vai parar sabe lá onde rs (já fiz muito isso kkkkkk e quem nunca -q).


    Vantagens e Desvantagens:

    Como todas as classes, ambas possuem pontos positivos e negativos.


    Pontos Positivos:

    • Tem o maior ataque mágico do jogo e conseguem atacar vários oponentes ao mesmo tempo.
    • Contém skills de atordoar e prender os alvos, evitando assim dano corpo a corpo tantos em PvP como PvE.
    • Possui buff para aumentar a sua defesa, de grupo (contribuindo para redução de dano elemental recebido e atribuir habilidades quando ambos recebem algum ataque) e debuff para quebrar a defesa mágica do alvo.
    • Há a skill de teleporte para se locomover rapidamente a uma certa distância e teleporte em grupo (usado em mapas e dungeons para mover você ou o seu grupo no último local em que estava).

    Pontos Negativos:

    • Tem defesa física baixa e morrem facilmente contra ataques corpo a corpo ou ataque à distância (mas após o level 66+ melhoram por causa das skills mestres e equipamentos com mais status e atributos para ajudar). Portanto deixe esses tipos de alvos o mais longe que conseguir e com stun (tontura), para não morrer facilmente.
    • Consomem de forma extrema muito MP (mana).
  • Sprites.png

    Onde conseguir os Sprites mais importantes para Feiticeiro / Arquimago?

    Veja aqui ou no database do Grand Fantasia PT.


    Roupas_de_Sprite.png

    São para combar e utilizar da forma que achar melhor para aumentar a jogabilidade. Vou deixar abaixo, a lista das que mais utilizo / gosto e o porquê.


    Contra ambas as classes e no jogo


    Roupas_Gal%EF%BF%BDxia_Infinita_de_Sprite.png


    Cocar_Gal%EF%BF%BDxia_Infinita_de_Sprite.png

    Ótimo usar essa combinação para quebrar a defesa do inimigo e aumentar o seu ataque mágico.


    Contra classe mágica


    Roupas_Esp%EF%BF%BDrito_Sagrado_de_Sprite.png


    Corte_de_Princesa_Japonesa.png

    Usar também junto com o Cocar Galáxia Infinita de Sprite ou se quiser o de aumentar a velocidade de lançamento.


    Contra classe física


    Capacete_de_Mineiro.png


    Roupas_Ordem_dos_Fundadores_de_Sprite.png

    Prefiro utilizar esse capacete (ou com o mesmo efeito) e a Roupas Galáxia Infinita de Sprite.

  • Cajados_e_Rel%EF%BF%BDquias.png

    31 - 40

    • lua_da_noite_eterna.jpg Lua da Noite Eterna - é do lvl 30 feito por sprites. Ajuda muito quando está se locomovendo, ou seja, tem 25% de chance de ativar a habilidade do mesmo, assim qualquer alvo que te atacar pode cair no sono por 5 segundos (não podendo executar qualquer comando, até o debuff ser removido). Depois que o efeito estiver ativo, combe com o Bastão do Esquecimento Eterno.
    • Cajado_Ap%EF%BF%BDstolo_da_Luz.jpg Cajado Apóstolo da Luz - Laranja do lvl 28, é indicado para usar a skill de Algemas Mágicas (o acerto é garantido, independente do lvl e evasão do alvo), pois reduz em 30% o tempo de lançamento.
    • Bast%EF%BF%BDo_do_Esquecimento_Eterno.jpg Bastão do Esquecimento Eterno - Cajado do lvl 40, para causar danos em seus oponentes, tem 8% chance de ativar a habilidade do equipamento ao atacar (chance de golpe crítico mágico +50%, 50% redução de lançamento e malícia causada por danos -100%) e dura 12 segundos. E para ativar rapidamente o cajado, recomendo causar danos em vários alvos ao mesmo tempo.
    • Olho_Proibido.jpg Olho Proibido - Relíquia do lvl 39 e tem 20% de chance de ativar a habilidade ao ser atacado (ferimentos sofridos contra dano mágico -100%) e dura 5 segundos. E nunca jogue fora essa relíquia, pois sempre irá utilizar para combar contra classes mágicas quando upar e ir PvP.

    Observação: Nessa arena contra classes que se curam, utilize a skill de Prisão das Lâminas Dançantes, pois impedem que se curem e que o alvo se mova. Já quando estiver na arena do fogo para prender o dragão, sempre use as Algemas Mágicas e o Aperto Congelado. E contra classes físicas, utilize a skill Carga Magnética (50% chance de fazer o alvo sofrer Exaustão) para que não consiga utilizar skills físicas. Também contra classes que possui muita evasão como assassino, utilize as skills de stun (Ataque Ardente, Golpe Celeste ou Canhão da Estrela Mágica) para derrotar o mais rápido possível, pois quando o mesmo está com esse debuff, a sua evasão fica zerada.


    41 - 50

    • Porta_Dimens%EF%BF%BDo.jpg Porta Dimensão - Cajado do lvl 48, possui a habilidade de 20% de chance de danos do ataque duplo.
    • Olho_Obliterador_Celestial.jpg Olho Obliterador Celestial - Lendário (amarelo) do lvl 50, tem 8% chance de ativar a skill ao atacar (chance de golpe crítico mágico +100% e com redução de velocidade de ativação em 100%) e dura 10 segundos. Um dos melhores cajados, pois vai hitar muito em pouco tempo quando ativa, sendo desnecessário usar neste level a skill Recoleção Instantânea (aumenta a velocidade de conjuração +50%) e Surto Astral (aumenta em 70% a chance de golpe crítico mágico dentro do período ativo.
    • Singularidade_de_Soberano.jpg Singularidade de Soberano - Relíquia lendária do lvl 50, quando equipado o aumenta o ataque em +10% e tem 35% chance de ativar a habilidade do equipamento ao ser atacado (restaura 200 MP por cada ação) durando 10 segundos. É interessante utilizar bastante essa relíquia em dungeons, para não gastar tantos potes de mana.


    51 - 60

    • Cajado_Estrela_Cruzada.jpg Cajado Estrela Cruzada - Laranja do lvl 58, bom combar para restaurar o seu HP. Tem 30% chance de ativar a skill quando receber ataques (todas as ações recuperam 250 HP) e dura 10 segundos. Recomendo utilizar em dungeons, principalmente quando vários alvos estão te atacando.
    • Son%EF%BF%BDmbulo.jpg Sonâmbulo - Ótimo cajado do lvl 58, que substitui o do lvl 30 (Lua da Noite Eterna), pois tem 25% chance de ativar a habilidade quando atacado, e faz com que o inimigo sofra "Dormir 5" por 6 segundos, sendo incapaz de executar qualquer comando, mas o status é removido quando golpeado.
    • Haste_dos_Mist%EF%BF%BDrios_de_Mosunk.jpg Haste dos Mistérios de Mosunk - Lendária do lvl 60, boa para combar com o cajado do lvl 50 (Olho Obliterador Celestial). Quando equipado, malícia causada por danos sofridos +20% e 20% chance de ataque triplo.
    • O_Livro_da_Ess%EF%BF%BDncia_Ca%EF%BF%BDdo.jpg O Livro da Essência Caído - Relíquia lendária do lvl 60, tem 8% de chance de ativar a skill da arma ao atacar e a sua habilidade é 100% redução do tempo de ativação (dura 10 segundos).


    61 - 70

    • Cajado_da_Luz_Aprisionada.jpg Cajado da Luz Aprisionada - Cajado laranja do lvl 63, quando equipado atribui velocidade de movimento +10% e há 25% de chance de ativar a skill da arma quando atacado, que possui a habilidade de evasão + 50% (dura 6 segundos). Bom para correr em mapas e em dungeons.
    • Olho_da_Verdade.jpg Olho da Verdade - Lendária do lvl 65, contém 15% de chance de ativar a skill ao atacar e a sua habilidade é atribuir +200 pontos de INT e lançamento +50% (dura 15 segundos).
    • Olho_de_Drag%EF%BF%BDo_de_Vidro.jpg Olho de Dragão de Vidro - Relíquia lendária do lvl 65, atribui resistência a Fogo + 20 pontos. Tem 15% de chance de ativar habilidade da arma ao atacar (ataque mágico +30%) e dura 12 segundos. Acho ótimo para combar com o cajado do lvl 70 (lendário ou roxo).
    • N%EF%BF%BDcleo_em_Chamas_Radiante_-_Olho_da_Alma.jpg Núcleo em Chamas Radiante - Olho da Alma - Lendária do lvl 70 (é um dos melhores), pois o player quando está equipado fica imune a tontura e coma. Há +12% de chance de ativar habilidade de arma quando estiver atacando e o dano recebido se torna -50% (dura 8 segundos).
    • Aniquilador_-_Zero.jpg Aniquilador - Zero - Relíquia lendária do lvl 70, que reduz o custo de conjurar habilidades em 30MP, possui 15% de chance de ativar capacidades do armamento ao atacar (chance de golpe crítico mágico e dano por golpe crítico +30%) e dura 10 segundos. Quase não utilizado, pois o ideal é a relíquia roxa para aumentar mais o dano e o status do seu char.
    • Exterminador_de_Sangue_Vazio.jpg Exterminador de Sangue Vazio - Relíquia roxa do lvl 70 e é ideal adicionar pedras rúnicas para aumentar o ataque mágico e dano por golpe crítico mágico, como a Pedra Rúnica Intensificadora e a Pedra Rúnica de Explosão.
    • Mana_N%EF%BF%BDcleo_da_Escurid%EF%BF%BDo.jpg Mana Núcleo da Escuridão - Cajado roxo do lvl 70 (é excelente para combar com o lendário do lvl 70), com ele você consegue deixar o seu personagem com um ataque mágico mais elevado, pois além de causar dano mágico e possuir um status maior por ser equipamento púrpura, as pedras que são embutidas, também tem a habilidade de chances de causar danos elementais (trevas, trovão, gelo, fogo, luz ou natureza) dependendo de qual for embutida. Portanto, recomendo utilizar a Pedra Rúnica de Spell (10% de ativar habilidade de arma ao atacar. INT aumenta +200, e lançamento diminui -50% por 10 seg), Pedra Rúnica de Harmonia (chance de aumentar golpe crítico mágico), Pedra Rúnica de Explosão (aumenta o dano de golpe crítico mágico), Pedra Rúnica Intensificadora (eleva o ataque-m) e senão tiver como adicionar outra, pode ser a Pedra Rúnica de Discurso (lançamento aumenta quando equipado), pois não há tanta urgência para essa classe, já que AM já possui uma skill para aumentar a velocidade de ativação (Precisão Astral).

    Observação: Mas lembrando que essas pedras rúnicas não acumulam o mesmo efeito no personagem, ou seja, não utilizar a mesma pedra mais de uma vez. E a porcentagem de status aumenta conforme a categoria da pedra (avançada, intermediária, iniciante ou básica).

    71 - 80

    • Mundo Alternativo - Ruptura - Cajado lendário do lvl 80, tem 30% de possibilidade para ativar a habilidade ao atacar, sendo que o inimigo perder MP -3000~6000 e Vontade -150 por 8 segundos e +25% de chance de causar ataque duplo.
    • Buraco Negro Mágico Calculado - Cajado roxo do lvl 80, devem ser inseridas pedras rúnicas que sejam diferentes das que estão na relíquia roxa do 70 (pois continuará usando nesse lvl).
    • Destruição da Águia - Cajado Sprite lvl 74. É utilizado mais para combar, pois a sua habilidade aumenta o ataque e defesa mágicos em 8% e não pode ser afetado por sonolência.


    81 - 90

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  • Sets.png


    31 - 60

    • Legado - Pois atribui muito status que contribui para a classe e para arena e em dungeons, nunca tive problemas. Porque se utilizar outro set, vai ter menos HP e outros status essenciais, por isso recomendo esse para PvP e PvE nessa faixa de leveis.


    61 - 70

    • PvP do lvl 65 - É bom, pois se torna bem equilibrado em toda questão de defesa e dano. Mas o preço são 48k de Corações de Saphael (set completo), que são os pontos que adquire indo nas arenas.

    pvp_65.png

    • Alquimista do lvl 70 (Arco Congelado) - Eu particularmente, usei muito esse set é ótimo por causa da sua habilidade de redução de dano físico recebido (sendo difícil morrer para classe com dano físico). Sendo benéfico em dungeons, GvG's, para upar mestre e nas arenas. Mas ainda prefiro o set alquimista de dano triplo.

    alquimista_70_tankar.png

    • Alquimista do lvl 70 (Arco do Trovão) - Melhor set de dano, pois é possível até dar HK (hit kill) pois sua habilidade reduz defesa mágica e ainda há chances de dar ataque triplo (ou seja, muita apelação).

    alquimista_70_dano.png

    • Cataclismo GVG do lvl 70 - É um excelente set também, pois é bem equilibrado e possui redução de dano, assim como aumenta seu ataque mágico também.

    gvg_lvl_70.png


    71 - 80

    • Mudança no Tempo GvG do lvl 80- É maravilhoso, pois aumenta o ataque mágico e reduz o dano físico recebido, mas mesmo assim é bom continuar combando com o set do Arco do Trovão do lvl 70 e o peito roxo com pedras de defesa (caso não tenha pedras de defesa da torre no set).

    Set_Gv_G_80.png

    81 - 90

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    91 - 100

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  • Talentos.png

    Há diversos tipos de combinações que podem ser utilizadas e ajuda muito para determinada situação em que estará jogando, portanto mude conforme for melhor para a sua jogabilidade. Citarei todas as combinações que podem ser feitas, embora algumas não tão boas quanto outras.


    Talentos_editado.png


    • Observador da Alma Mana (2-3-3) - Atribui mais 10% de velocidade de movimento e defesa mágica +6%. (Eu utilizo mais para correr mesmo).

      Observador_da_Alma_Mana.png


    • Mentor Místico (3-2-2) - Bom em pvp contra classes que possui muita evasão como sinx e ranger. E para ter um dano alto, pois essa combinação aumenta o ataque mágico, dano mágico e taxa crítica mágica.

      Mentor_M%EF%BF%BDstico.png


    • Arquimago (1-2-2) - Também é bom contra as classes que possui muita evasão.Arquimago.png

    • Astrólogo (1-1-3) - É interessante usar em DG's quando estiver em uma PT que alguém possua muita malícia e você quer que a sua diminua, já que a nossa classe possui uma taxa alta..

      Astr%EF%BF%BDlogo.png


    • Defensor Mágico (2-3-1) - Ótima combinação para tankar tanto dano mágico e físico.
      Defensor_M%EF%BF%BDgico.png


    • Estudioso de Feitiçaria Avançada (3-1-1) - Ajuda para o seu char não receber muito dano elemental e dano físico.
      Estudioso_de_Feiti%EF%BF%BDaria_Avan%EF%BF%BDada.png


    • Estudioso Espiritual (2-1-3) - Recomendável contra classes mágicas.
      Estudioso_Espiritual.png


    • Mensageiro da Mana (3-1-3) - Também é bom contra classe mágica, para não receber tanto dano e causar um dano maior.
      Mensageiro_da_Mana.png


    • Mestre da Alma Mana (1-1-1) - Se o seu personagem está dando muito miss (chance de acerto baixa), é viável usar essa combinação de talento e tem chances de realizar ataque duplo, fica com mais hp e reduz dano físico recebido.
      Mestre_da_Alma_Mana.png


    • Mestre do Gelo (2-1-1) - Esse é mais para focar em resistência e dano com uma skill que utiliza gelo.
      Mestre_do_Gelo.png


    • Pesquisador de Feitiçaria (1-3-2) - Este é interessante por causa de sua redução de dano física recebida.
      Pesquisador_de_Feiti%EF%BF%BDaria.png


    • Pesquisador Mágico (2-2-3) - Gosto de usar somente por causa da velocidade de lançamento.
      Pesquisador_M%EF%BF%BDgico.png


    • Poupador de Energia (3-3-3) - Não acho uma combinação muito boa, pois há melhores como Mentor Místico. Mas é legal usar em dungeons para economizar MP, embora seja mais eficiente combar a relíquia Singularidade de Soberano do lvl 50 para recuperar a mana.
      Poupador_de_Energia.png


    • Profeta (3-3-1) - É conveniente utilizar quando quer passar por vários mobs e não ser acertado, melhor ainda se combar junto com Cajado da Luz Aprisionada do lvl 70.
      Profeta.png

    Observação: Clique aqui, para visualizar onde pode ser adquirido os projetos de talentos.

  • Mestres.png

    Ambas as classes possuem e cada um tem o seu (nem todos são os mesmos atributos) e tem a função de deixar o seu char mais forte. Todos podem ser até +10, considerando que os mestres do lvl 45 precisa de 2 pontos para a distribuição, o do lvl 60 são 4 pontos e do lvl 75 é necessário 6 pontos para equivaler 1 ponto mestre. E lembrando que para treinar o mesmo tem que ser feita a configuração apertando a tecla "K" na aba "Mestre".


    Clicando em "Opções" você escolhe o percentual que será acrescentado no seu char a após derrotar monstros que atribuem XP. Somente esse XP que você inserir, será distribuído para o sistema de mestre.


    Sistema_de_Mestres.png


    Eu prefiro adicionar 100% quando estou upando mestre. Para a classe de Feiticeiro e Arquimago, prefiro upar mestre na MCM (lvl 53 até 60), ECOM (lvl 65), ACVM (lvl70) e B1M (lvl 75) para ser mais rápido.


    100.png


    E assim que alterar o percentual, aparece a mensagem do Sistema:

    Sistema.png


    Abaixo, segue as Skills Mestres da classe:


    Mestres_editado2.png


    Observação: Pode atribuir 2 mestres de Super Especialização, conforme a sua jogabilidade, ou seja, deixar até +15 e 1 até o +20.